Rede Democrática

Grandes avenidas ainda se abrirão por onde passará o homem livre! - Salvador Allende, 11 set 1973

  • aumente a fonte
  • Default font size
  • diminua a fonte
RedeDemocratica
Qua, 14 de Novembro de 2012 19:13

China manterá vigente o pensamento do presidente Mao

Escrito por  Da Redação
Vote neste artigo
(2 votos)

Um proeminente professor de teoria política descartou neste sábado insistentes rumores de que as referências ao pensamento do legendário líder chinês Mao Tsé-Tung seriam apagadas dos documentos oficiais do Partido Comunista da China (PCCh). "O pensamento de Mao Zedong será sempre o princípio reitor de nosso Partido", disse Wang Weiguang, vice-presidente da Academia de Ciências Sociais da China durante um encontro com a imprensa estrangeira credenciada ao XVIII Congresso Nacional do PCCh.

As afirmações do professor Wang, que é membro alternado do presente Comitê Central, arrefeceram as insistentes especulações na imprensa ocidental sobre uma possível anulação das ideias de Mao contidas na constituição da veterana organização política no poder desde 1949.

Wang participou em um recente pleno do Comitê Central, no qual se discutiram vários documentos, entre eles o projeto de emendas à constituição do PCCh, o qual foi apresentado para sua aprovação ao XVIII Congresso Nacional, que acontece no Grande Palácio do Povo nesta capital.

"O sistema teórico do Socialismo com Características Chinesas é um ganho inovador baseado no pensamento de Mao Tsé-Tung que perdura à passagem do tempo", explicou o professor Wang aos jornalistas.

Em seu relatório central na sessão inaugural do XVIII Congresso do dia 8, o secretário geral do PCCh, Hu Jintao, que está deixando o cargo, disse que esse sistema teórico tem herdado valiosas contribuições do Pensamento de Mao Tsé-Tung, incluído o de "procurar a verdade nos fatos".

De acordo com o estabelecido nas normas do PCCh, Hu será substituído neste XVIII Congresso Nacional ao concluir o limite de 10 anos consecutivos como líder máximo desta proeminente organização política chinesa.

Durante seu mandato, Hu edificou a teoria do Conceito Científico de Desenvolvimento, um resumo integral da filosofia do Socialismo com Características Chinesas que tem sua ênfase em conseguir progressos sociais, econômicos e políticos.

Para servidores públicos políticos chineses, o Conceito Científico de Desenvolvimento será a pauta que guiará o trabalho da quinta geração de líderes que assumirá o poder com a aprovação do XVIII Congresso Nacional do PCCh.

Espera-se que o lugar deixado por Hu seja ocupado por Xi Jinping, de 59 anos, membro do Comitê Permanente do Bureau Político do Partido Comunista e vice-presidente Chinês.

Fonte: Prensa Latina

Última modificação em Qua, 14 de Novembro de 2012 20:55

Escreva um comentário